quarta-feira, 30 de outubro de 2013

GEOGRAFIA E SANEAMENTO

Sanear é Viver promove concurso com professores de Geografia

      A iniciativa busca capacitar os docentes da rede municipal de ensino e incentivar a abordagem de assuntos relacionados ao saneamento básico em sala de aula. A ação é promovida pela Águas Guariroba, em parceria com a Secretaria Municipal  de Educação (Semed). Por meio do programa, os visitantes conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da concessionária, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba, que fica na saída para Três Lagoas.




      Além de conhecer a tecnologia e a infraestrutura empregados no saneamento de Campo Grande, os professores participaram de uma palestra sobre abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. "O programa busca valorizar o papel do professor enquanto educador e contribuir com o conhecimento que será levado as futuras gerações. A intenção é mostrar de que forma o saneamento ajuda a preservar o meio ambiente", explicou Willian.



     
      No encontro, também foi lançado um concurso com o tema "Geografia e Saneamento", que vai premiar os três melhores planos de aula elaborados sobre o assunto.




Créditos: http://www.aguasguariroba.com.br/noticiaver/sanear-e-viver-promove-concurso-com-professores

domingo, 28 de julho de 2013

CONSCIENTIZAR PARA CONSTRUIR

     Vivemos um período de muitas mudanças em nosso país. As notícias sobre manifestações e protestos estão sempre atreladas com atos de violência e vandalismo. A grande pergunta que fazemos como pais e educadores é: Como nossos jovens estão encarando esses acontecimentos?

     Pensando nisso, realizamos um debate entre os educandos, com o intuito de conscientizar nossos jovens estudantes sobre a importância de construir um país melhor.



     Os educandos expressaram suas opiniões por meio de cartazes.








     No que tange aos temas ligados à política e cidadania, foi ressaltado que a melhor resposta aos protestos, se dará por meio da formação de um cidadão e de um eleitor mais consciente.



    


sábado, 1 de junho de 2013

Atividades na sala de vídeo

Tema: Pontos Cardeais e Coordenadas Geográficas

      Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem!




      A prática da projeção do filme em ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.






      Um vídeo traz para a sala de aula, realidades distantes dos estudantes. Tudo o que concretamente torna-se abstrato, e inimaginável torna-se mais real através de um vídeo.





      Qualquer tema registrado e depois usado na sala de aula, para análise, avaliação do trabalho, descobrir erros e acertos... abre um leque de possibilidades que a criatividade do professor vai desenvolver para facilitar a aprendizagem dos educandos.






      Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem.

      Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...




Créditos:


 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aula de Geografia na Biblioteca - Bloco Final Matutino, Traje.
Tema: Coordenadas Geográficas

      "Nos dias atuais, a biblioteca é considerada como um centro socializador do conhecimento, responsável em levar à comunidade as informações contidas nos documentos, fazendo com que todos possam, a partir de seus estudos, adquirir e gerar novos conhecimentos."




      Nesta aula os educandos pesquisaram sobre a temática proposta e realizaram exercícios na forma escrita e oral.




      O conteúdo foi elucidadado para o cotidiano do educando. Desta forma, ele pode observar sua importância, principalmente no que tange a  localização no espaço geográfico ao qual esta inserido.





   "Como principal veiculadora de informações e fonte de conhecimento, a leitura deve ocupar um espaço privilegiado dentro do contexto sócio-histórico-cultural no qual o homem está inserido. Por essa razão, ela tem sido alvo de estudos e pesquisas que retratam sua importância e indispensabilidade na vida do ser humano."





Créditos:






Conteúdo: Aastronomia
Tema: Localização no espaço geográfico



Atividade prática com estudantes do bloco Final noturno - Traje: Construa sua bússola e use-a na sala de aula.

Material
  • Agulha imantada
  • Rolha
  • Ímã
  • Prato fundo com água
  • Fita adesiva





Mãos à obra
  • Peça a um adulto que esfregue várias vezes uma agulha de costura em um ímã, sempre no mesmo sentido.





  • Coma a fita adesiva, fixe a agulha sobre a rolha e coloque-a no prato com água.








  • A agulha irá se movimentar e apontar para a direção norte. Marque a direção norte no prato, com fita adesiva, e então determine os outros pontos cardeais.




  • Com sua nova bússola, indique a direção:

a) da porta;
b) da janela;
c) do quadro-de-giz;
d) da mesa do professor.


AULA PASSEIO - TRAJE

      "PASSEIOS ESCOLARES EDUCACIONAIS Consiste na oportunidade que o aluno tem em sair do ambiente da sala de aula, tendo a possibilidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno."

     



      Os jovens estudantes da Escola Municipal Osvaldo Cruz, juntamente com seus professores, visitaram o parque de exposição Laucídio Coelho.





     Os estudantes, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os animais e suas diferentes raças.






Créditos:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABMTsAK/os-passeios-escolares-educacionais-contextualizacao-importancia-relacoes-com-lazer-a-escola





sábado, 6 de abril de 2013


POR QUE O BRASIL DEVE POSSUIR UM PROGRAMA ESPACIAL? 



     Todos os países em desenvolvimento já possuem seu programa espacial e o Brasil não poderia deixar de ter o seu também. Mas atualmente faz uso compartilhado com outros países em seus programas do espaço, principalmente com a China. Devido a atrasos, por motivo de acidente na base de Alcântara no Maranhão.
     Há ainda o caso da ISS, Estação Espacial Internacional, compartilhado por todos os países, incluindo o Brasil, apesar de micro participação. Em 30 de março de 2006 (23h30m horário de Brasília), Marcos Pontes, nosso primeiro astronauta, visitou a Estação, a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. Mas as pesquisas espaciais fazem parte dos projetos individuais de cada país, até por motivo de segurança e de custos para adquirir informações.
     A base de Alcântara, próxima ao Equador terrestre, privilegia-nos como melhor ponto de lançamento, devido ao menor custo, menos combustível para alcançar a órbita desejada.
     As comunicações, hoje em dia, são todas feitas por satélites. O Brasil não deve ficar para trás. Podemos descobrir muitos outros mistérios e segredos do Universo, e conseguiríamos respeito com isso também.
     Os outros países vêem o Brasil como INCAPAZ de realizar algo desse calibre. Devíamos mostrar a eles que somos um país globalizado também. Temos uma faixa de território em posição privilegiada próxima do equador terrestre (a localização mais econômica para lançamentos ao espaço).
 
     O avanço tecnológico do Programa Espacial Brasileiro representará mais geração de empregos, avançando o progresso da indústria no Brasil, além da geração de lucros para o desenvolvimento do país.
     Além destes fatores, pode se ressaltar a importância na educação, incentivando as crianças Brasileiras a estudar matemática e física, formando novos cérebros voltados para o campo da ciência moderna e suas especificidades
 
     É claro que o Brasil tem muitas outras necessidades nas áreas de educação e saúde, mas um Programa Espacial é um dos requisitos que um país tão rico como o nosso, precisa ter para se desenvolver!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

AULA SOBRE ASTRONOMIA - TRAJE

Parte II


FOGUETE SATURNO

      O famoso gigante foguete norte americano Saturn V que levou os primeiros homens a Lua, foi criado pela NASA nos projetos Apollo e Skylab em 1967 até 1973, por cientista Wernher von Braun e Arthur Rudolph.


 FOGUETE ARIANE

      O foguete Ariane  é um foguete lançador descartável designado a colocar satélites artificiais em órbitas geoestacionárias e de enviar cargas para órbitas de baixa altitude.
     
      O foguete é construído pela empreiteira EADS SPACE Transportation sob a supervisão da ESA - Agência Espacial Européia.




FOGUETE SOYUZ

      Soyuz (em russo, "união") é uma nave espacial soviética com capacidade para três cosmonautas, usada no programa espacial de mesmo nome e em outros programas, e que é usada até hoje pela Rússia.
      A Soyuz é a espaçonave com maior período de uso na história da exploração espacial e considerada muito segura, não ocorrendo acidentes fatais há 39 anos (o primeiro vôo tripulado foi em 1967).

  


FOGUETE PRÓTON

      Próton, em russo é o nome que designa uma família de foguetes espaciais desenvolvidos pela União Soviética desde a década de 1960, que tiveram sua origem no míssil balístico intercontinental R.7 (ou Sputnik).

      O primeiro lançamento do foguete aconteceu em julho de 1965, quando levou ao espaço a estação de pesquisa científica de 12,2 t.

A família de foguetes Próton levou ao espaço diversos aparelhos, entre eles as estações espaciais Salyut e Mir, e é usada pela Rússia até os dias de hoje.






FOGUETES BRASILEIROS

      O VSB-30 é um foguete espacial brasileiro. O VSB-30 é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Alemã (DLR), que financiou parte do seu desenvolvimento. O VSB-30 é um foguete de sondagem direcionado a realizar experimentos em ambientes micro gravitacionais.







      O Veículo Lançador de Satélites ou o VLS é um modelo de foguete desenvolvido no Brasil, com a finalidade de colocar satélites na órbita da Terra. Este foguete, teve como base componentes desenvolvidos sobre a tecnologia empregada nos foguetes da família Sonda.
      Estes foguetes foram e devem continuar sendo lançados à partir do Centro de Lançamento de Alcântara, situado no estado do Maranhão.


ACIDENTES COM FOGUETES








segunda-feira, 25 de março de 2013

AULA SOBRE ASTRONOMIA - TRAJE
 Parte I

      A primeira exploração direta do espaço teve início no dia 4 de outubro de 1957, nessa data a União Soviética enviou um satélite artificial denominado Sputnik.


      No mês seguinte ao primeiro lançamento, a URSS enviou um novo satélite chamado Sputnik II, esse levava consigo uma cadela de nome Laika, sendo o primeiro ser vivo a entrar no espaço, é bom ressaltar que esse animal nunca mais retorno aTerra.





      O primeiro homem a entar no espaço foi Yuri Gagarin, que pôde observar a olho nu a totalidade azulada do nosso planeta, essa viagem teve início no dia 12 de abril de 1961.
 
      No dia 20 de julho de 1969, a Apollo XI foi lançada rumo à Lua, na nave espacial estavam a bordo os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr.
 
      Neil Armstrong quando deu este passo disse: "Um Pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade."





      No dia 29 de março de 2006, aconteceu a primeira viagem espacial de um brasileiro, que ocorreu por meio da nave russa Soyuz TMA-8. O astronauta Brasileiro, Marcos Pontes, é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira.




      Eles seguiram, na nave Soyuz TMA-8, para a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na ISS.





      ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS)

      A Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial atualmente em construção, cuja montagem em órbita começou em 1998. A estação encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km), que possibilita ser vista da Terra a olho nu.






      SONDA ESPACIAL VOYAGER

      Voyager 1 é uma sonda espacial norte-americana lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 para estudar o Sistema Solar exterior e, posteriormente, o espaço interestelar. Em operação há mais de 35 anos, a sonda espacial recebe comandos de rotina e transmite dados para a Terra até hoje. É a primeira sonda a deixar o Sistema Solar e o mais longínquo objeto criado pelo homem no espaço.



     
      OS SATÉLITES BRASILEIROS

      Os Satélites brasileiros monitoram o desmatamento, as áreas agrícolas, e o desenvolvimento urbano: Confira os principais satélites lançados pelo Programa Espacial Brasileiro ao longo de 20 anos.
      O Satélite de Coleta de Dados 2 ou simplesmente SCD-2 é o segundo satélite brasileiro lançado ao espaço. Entrou em operação em 22 de outubro de 1998.
      Tem a função de realizar a coleta de dados ambientais para serem depois captados por estações rastreadoras e serem distribuídos a organizações e a usuários diversos.
   


       CBERS-1 e CBERS-2, (China-Brazil Earth-Resources Satellite). O primeiro satélite da série, o CBERS-1, foi lançado com sucesso em 14 outubro de 1999 em um foguete da China. Trata-se funcional até agosto de 2003.
      O segundo satélite, o CBERS-2 foi lançado com sucesso em 21 de outubro de 2003 por um foguete da China. Deixou de funcionar em 15 de janeiro de 2009.


















segunda-feira, 4 de março de 2013

CONTEÚDO AVALIATIVO (TRAJE - BLOCO FINAL)

Prova dia 11/03/13 ( FINAL D, E, B, C ) e 12/03/13 ( FINAL A, F )

"Não se esqueçam de estudar os conteúdos copiados em seus cadernos"
Bons estudos!

Conflitos de terras indígenas no Brasil

Guarani kaiowá

      Os Guarani Kaiowá vivem atualmente na porção sul do território do Mato Grosso do Sul. Sobre suas terras tradicionais avançou a fronteira agrícola brasileira, através de políticas desenvolvimentistas que tiveram início na primeira metade do século XX, e que perduram até hoje.

      Os guaranis kaiowás retomaram diversas terras que reivindicam como terras ancestrais. Porém, sem a demarcação e a homologação das mesmas, acabam vivendo em partes muito menores que as reivindicadas: porções da terra que podem ocupar e conseguem nelas resistir, geralmente espaços destinados à reserva legal , pequenas matas próximas ao curso dos rios e cercados pelo mar de soja, de cana-de-açúcar e pelo gado.
      
      Desde o começo essas retomadas estão manchadas com o sangue indígena que está sendo derramado, muitas lideranças foram assassinas.



Raposa Serra do Sol

      A ocupação de áreas da reserva indígena Raposa Serra do Sol por arrozeiros é o principal motivo de polêmica.
      
       A terra indígena Raposa Serra do Sol - ocupada tradicionalmente uma vasta região na fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. No Brasil, ocupam uma faixa de terra no nordeste de Roraima, é uma das maiores terras indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro.

       Em junho de 2007, o Supremo Tribunal Federal determinou a desocupação da reserva. Entretanto, os rizicultores, criadores de gado e o restante da população não indígena da região resistiram à desocupação.

       O ex-comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Mário Matheus Madureira, observou que a quantidade de terras indígenas (46% da área do Estado) e de áreas de conservação (27%) pode inviabilizar a economia de Roraima. 


Belo Monte

      A obra ira gerar regimes hidrológicos distintos para o rio. A região permanentemente alagada deverá impactar na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer.

      Estas árvores são a base da dieta de muitos peixes. além disto, muitos peixes faze desova no regime de cheias, portanto, estima-se que na região seca haverá a redução nas espécies de peixes, impactando na pesca como atividade econômica e de subsistência de povos indígenas e ribeirinhos da região.

      A pressão sobre a aldeias é feita por grileiros e fazendeiros da região. A construção de Belo Monte vai aumentar a grilagem de terras e os conflitos com as tribos que vivem próximas ao local da hidrelétrica.

      A Fundação Nacional do Índio (Funai) também está preocupada com a situação e decidiu que irá pedir uma intervenção direta do governo para evitar que a violência se alastre pelas terras indígenas.Diversas aldeias vivem em uma área rica em minérios e metais preciosos, como ouro, o que atrai o interesse de garimpeiros.