segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aula de Geografia na Biblioteca - Bloco Final Matutino, Traje.
Tema: Coordenadas Geográficas

      "Nos dias atuais, a biblioteca é considerada como um centro socializador do conhecimento, responsável em levar à comunidade as informações contidas nos documentos, fazendo com que todos possam, a partir de seus estudos, adquirir e gerar novos conhecimentos."




      Nesta aula os educandos pesquisaram sobre a temática proposta e realizaram exercícios na forma escrita e oral.




      O conteúdo foi elucidadado para o cotidiano do educando. Desta forma, ele pode observar sua importância, principalmente no que tange a  localização no espaço geográfico ao qual esta inserido.





   "Como principal veiculadora de informações e fonte de conhecimento, a leitura deve ocupar um espaço privilegiado dentro do contexto sócio-histórico-cultural no qual o homem está inserido. Por essa razão, ela tem sido alvo de estudos e pesquisas que retratam sua importância e indispensabilidade na vida do ser humano."





Créditos:






Conteúdo: Aastronomia
Tema: Localização no espaço geográfico



Atividade prática com estudantes do bloco Final noturno - Traje: Construa sua bússola e use-a na sala de aula.

Material
  • Agulha imantada
  • Rolha
  • Ímã
  • Prato fundo com água
  • Fita adesiva





Mãos à obra
  • Peça a um adulto que esfregue várias vezes uma agulha de costura em um ímã, sempre no mesmo sentido.





  • Coma a fita adesiva, fixe a agulha sobre a rolha e coloque-a no prato com água.








  • A agulha irá se movimentar e apontar para a direção norte. Marque a direção norte no prato, com fita adesiva, e então determine os outros pontos cardeais.




  • Com sua nova bússola, indique a direção:

a) da porta;
b) da janela;
c) do quadro-de-giz;
d) da mesa do professor.


AULA PASSEIO - TRAJE

      "PASSEIOS ESCOLARES EDUCACIONAIS Consiste na oportunidade que o aluno tem em sair do ambiente da sala de aula, tendo a possibilidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno."

     



      Os jovens estudantes da Escola Municipal Osvaldo Cruz, juntamente com seus professores, visitaram o parque de exposição Laucídio Coelho.





     Os estudantes, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os animais e suas diferentes raças.






Créditos:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABMTsAK/os-passeios-escolares-educacionais-contextualizacao-importancia-relacoes-com-lazer-a-escola





sábado, 6 de abril de 2013


POR QUE O BRASIL DEVE POSSUIR UM PROGRAMA ESPACIAL? 



     Todos os países em desenvolvimento já possuem seu programa espacial e o Brasil não poderia deixar de ter o seu também. Mas atualmente faz uso compartilhado com outros países em seus programas do espaço, principalmente com a China. Devido a atrasos, por motivo de acidente na base de Alcântara no Maranhão.
     Há ainda o caso da ISS, Estação Espacial Internacional, compartilhado por todos os países, incluindo o Brasil, apesar de micro participação. Em 30 de março de 2006 (23h30m horário de Brasília), Marcos Pontes, nosso primeiro astronauta, visitou a Estação, a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. Mas as pesquisas espaciais fazem parte dos projetos individuais de cada país, até por motivo de segurança e de custos para adquirir informações.
     A base de Alcântara, próxima ao Equador terrestre, privilegia-nos como melhor ponto de lançamento, devido ao menor custo, menos combustível para alcançar a órbita desejada.
     As comunicações, hoje em dia, são todas feitas por satélites. O Brasil não deve ficar para trás. Podemos descobrir muitos outros mistérios e segredos do Universo, e conseguiríamos respeito com isso também.
     Os outros países vêem o Brasil como INCAPAZ de realizar algo desse calibre. Devíamos mostrar a eles que somos um país globalizado também. Temos uma faixa de território em posição privilegiada próxima do equador terrestre (a localização mais econômica para lançamentos ao espaço).
 
     O avanço tecnológico do Programa Espacial Brasileiro representará mais geração de empregos, avançando o progresso da indústria no Brasil, além da geração de lucros para o desenvolvimento do país.
     Além destes fatores, pode se ressaltar a importância na educação, incentivando as crianças Brasileiras a estudar matemática e física, formando novos cérebros voltados para o campo da ciência moderna e suas especificidades
 
     É claro que o Brasil tem muitas outras necessidades nas áreas de educação e saúde, mas um Programa Espacial é um dos requisitos que um país tão rico como o nosso, precisa ter para se desenvolver!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

AULA SOBRE ASTRONOMIA - TRAJE

Parte II


FOGUETE SATURNO

      O famoso gigante foguete norte americano Saturn V que levou os primeiros homens a Lua, foi criado pela NASA nos projetos Apollo e Skylab em 1967 até 1973, por cientista Wernher von Braun e Arthur Rudolph.


 FOGUETE ARIANE

      O foguete Ariane  é um foguete lançador descartável designado a colocar satélites artificiais em órbitas geoestacionárias e de enviar cargas para órbitas de baixa altitude.
     
      O foguete é construído pela empreiteira EADS SPACE Transportation sob a supervisão da ESA - Agência Espacial Européia.




FOGUETE SOYUZ

      Soyuz (em russo, "união") é uma nave espacial soviética com capacidade para três cosmonautas, usada no programa espacial de mesmo nome e em outros programas, e que é usada até hoje pela Rússia.
      A Soyuz é a espaçonave com maior período de uso na história da exploração espacial e considerada muito segura, não ocorrendo acidentes fatais há 39 anos (o primeiro vôo tripulado foi em 1967).

  


FOGUETE PRÓTON

      Próton, em russo é o nome que designa uma família de foguetes espaciais desenvolvidos pela União Soviética desde a década de 1960, que tiveram sua origem no míssil balístico intercontinental R.7 (ou Sputnik).

      O primeiro lançamento do foguete aconteceu em julho de 1965, quando levou ao espaço a estação de pesquisa científica de 12,2 t.

A família de foguetes Próton levou ao espaço diversos aparelhos, entre eles as estações espaciais Salyut e Mir, e é usada pela Rússia até os dias de hoje.






FOGUETES BRASILEIROS

      O VSB-30 é um foguete espacial brasileiro. O VSB-30 é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Alemã (DLR), que financiou parte do seu desenvolvimento. O VSB-30 é um foguete de sondagem direcionado a realizar experimentos em ambientes micro gravitacionais.







      O Veículo Lançador de Satélites ou o VLS é um modelo de foguete desenvolvido no Brasil, com a finalidade de colocar satélites na órbita da Terra. Este foguete, teve como base componentes desenvolvidos sobre a tecnologia empregada nos foguetes da família Sonda.
      Estes foguetes foram e devem continuar sendo lançados à partir do Centro de Lançamento de Alcântara, situado no estado do Maranhão.


ACIDENTES COM FOGUETES