terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Aula de Geografia na sala de informática (TRAJE)

CONTEÚDO AVALIATIVO (BLOCO INTERMEDIÁRIO) 

PROVA DE GEOGRAFIA DIA 12/03/13 (INTERMEDIÁRIO A, C, B, E, D)

"Não se esqueçam de estudar os conteúdos de seus cadernos"
Bons estudos! 

PAISAGEM
      Paisagem é o que a nossa visão abarca da realidade, mas não é só isso, também reflete as diversas atividades, o modo de vida das pessoas e as marcas que cada sociedade deixa na natureza.

      As paisagens são formadas com elementos naturais e culturais.

      As paisagens que possuem somente elementos naturais, ou seja, rio, vegetação, animais e não sofrem nenhuma modificação  pela presença humana é chamada de paisagem natural.

      Já a paisagem cultural ou humanizada é aquela que posuui elementos culturais ou humanizados, como casas, ruas, lavouras, pontes, estradas, ou seja, aquela que o ser humano transforma por meio do trabalho  para seu conforto.



Exposição do conteúdo em data show



Interatividade com os alunos do bloco intermediário, período  matutino e vespertino


Realização de atividades propostas


LUGAR OU LOCAL

      Lugar ou local, de forma geral, é uma porção de espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada percebida e definida pelo homem através de seus sentidos. Lugar é uma parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem.

TERRITÓRIO

      A concepção mais comum de território( na ciência geográfica) é a de uma divisão administrativa. Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.

      Portanto, o território não se restringe somente às fronteiras entre diferentes países, sendo caracterizado pela idéia de posse, domínio e poder, correspondendo ao espaço geográfico socializdo, apropriado para os seus habitantes, independentemente da extensão territorial.

REGIÃO

      O conceito de região faz referência a uma porção de território determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais, nomeadamente o clima, a topografia ou a forma de governo.

      Uma região também é uma divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.

ESPAÇO GEOGRÁFICO

      O Espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica. 


sábado, 16 de fevereiro de 2013

METEOROS

METEOROS

    Dá-se a queda de um meteoro quando poeiras do Sistema Solar entram na atmosfera terrestre deixando no céu um rasto luminoso à sua passagem.
Se o meteoro possui uma grande dimensão e atinge o solo sem ser vaporizado, chama-se então meteorito.
   
    As partículas que dão origem aos meteoros e meteoritos chamam-se meteoróides. Os meteoróides são partículas de material que se encontra no interior do Sistema Solar e que são demasiado pequenas para serem chamadas de asteróides ou cometas.

    O fenómeno da formação do rasto luminoso do meteoro ou meteorito deve-se à fricção do meteoróide com a atmosfera, o que cria uma incandescência temporária no material que o constitui.
Esta fricção torna-se significativa a altitudes da ordem dos 80 a 110 km.

Leónida 



 
Os meteoritos são principalmente de três tipos: Ferrosos, Ferro-Rochosos e Rochosos.
Dentro dos rochosos é comum fazer uma separação em condrites, condrites carbonáceas e acondrites.
Figura 3
Tipo:
Ferrosos
Composição: Principalmente ferro e níquel,
semelhante a alguns asteróides (tipo M).
Figura 4
Tipo:
Ferro-rochosos
Composição: Misturas de ferro e material rochoso,
como em alguns tipos de asteróides (tipo S).
Figura 5
Tipo:
Condritos
Composição: São de longe os meteoritos mais abundantes;
a sua composição é semelhante à do manto terrestre.
Figura 6
Tipo:
Condrites-carbonáceas
Composição: Similar à dos asteróides do tipo C.
Figura 7
Tipo:
Acondritos
Composição: Semelhante aos basaltos terrestres. Quase todos os
meteoritos que se julgam originários da Lua ou de Marte são acondritos







O AQUECIMENTO GLOBAL

O AQUECIMENTO GLOBAL


Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.
A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação. O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossois atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.

EFEITOS

Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e variações na produção agrícola. O aquecimento e as suas consequências variarão de região para região, apesar da natureza destas variações regionais ser incerta. Outra ocorrência global concomitante com o aquecimento global que já se verifica e que se prevê continuar no futuro, é a acidificação oceânica, que é também resultado do aumento contemporâneo da concentração de dióxido de carbono atmosférico.

Aquecimento global e possíveis impactos na Amazônia

Analisando quantitativamente as prováveis alterações e redistribuições dos grandes biomas brasileiros em resposta a cenários de mudanças climáticas projetadas por seis diferentes modelos climáticos globais avaliados pelo IPCC para o final do Século XXI, temos resultados diferentes para cada projeção de modelo climático. Resultado das projeções convergirem para o estudo do aumento da temperatura.
Com uma média das projeções, obtemos um aumento da áreas de savana na América do sul tropical, dentre esses modelos alguns indicam diminuição das chuvas na Amazônia, outros não indicam alteração, enquanto um deles chega projetar aumento das chuvas.
Alguns estudos sobre resposta das espécies da flora e da fauna Amazônica e do Cerrado indicam que para um aumento de 2 a 3 °C na temperatura média até 25% das árvores do cerrado e até cerca de 40% de árvores da Amazônia poderiam desaparecer até o final deste Século.